O melhoramento das condições climatéricas a nível da zona sul do país, em particular na província de Inhambane, permitiu a realização de trabalhos para a reposição de transitabilidade na rede de estradas desta província. Esta informação foi avançada pelo Delegado provincial da Administração Nacional de Estradas, ANE, Dady Mendes, falando recentemente aos órgãos de comunicação.

Segundo Dady Mendes, o melhoramento das condições climatéricas está a permitir o reposicionamento de empreiteiros envolvidos na reabilitação das vias que sofreram danos resultantes da época chuvosa. Neste momento, todas as estradas da província já estão transitáveis, à excepção da estrada Chinjinguir-Mubalo, no distrito de Homoíne, que apresente enormes crateras resultantes do arrastamento dos solos pelas águas das chuvas.

“Tirando esta situação há transitabilidade das estradas em toda a província, embora algumas zonas ainda tenham algumas poças de água ou solos arrastados”, disse Dady Mendes, que acrescentou que nas estradas asfaltadas os empreiteiros estão a fazer o tapamento de buracos. Segundo o delegado provincial da ANE em Inhambane, quando a época chuvosa terminar os trabalhos de reabilitação da rodovias danificadas pelas chuvas vão ganhar maior dinâmica.