UM projecto integrado de desenvolvimento de estradas rurais vai melhorar a ligação entre as zonas de produção agrícola e/ou pesqueira aos mercados nas províncias da Zambézia e Nampula.

A iniciativa tem a particularidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes nos distritos de Chinde, Lugela, Maganja da Costa, Morrumbala, Pebane, Mocubela e Luabo, na Zambézia, bem como Memba, Namapa, Monapo, Mossuril e Mongincual, em Nampula.

As obras de reabilitação e manutenção envolvem 1.419 quilómetros de vias de acesso, sendo 660 em Nampula e 759 na Zambézia. Foram já definidas juntamente com as autoridades locais e que usam para escoar a produção agrícola e pesqueira aos pontos de de comercialização.

As vias de acesso que estão em reabilitação nas duas províncias foram repartidas em lotes para garantir uma maior participação do empresariado nacional, com destaque para os empreiteiros locais.

Os trabalhos arrancaram no dia 15 de Sewtembro do ano passado e actualmente apresentam um progresso de 15 por cento.

A implementação deste projectos nas duas provícncias, centro e norte do país, visa facilitar as ligações entre as zonas de grande produção e os mercados comerciais, para além de deter condições agro-ecológicas excelentes para o sucesso da agricultura, incluindo a virada ao mercado (J. Notícias).